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Stopover Entrevista com Rino Ferrari Filho, Presidente do Conselho da Rino & Partners

  • Foto do escritor: Luiz Maggio
    Luiz Maggio
  • há 12 horas
  • 4 min de leitura

Bem-vindos ao nosso programa de entrevistas! Hoje, recebemos Rino Ferrari Filho, CEO da Rino Partners, uma empresa de consultoria estratégica e gestão de negócios que auxilia empresas a desenvolverem soluções inovadoras, impulsionando seu crescimento e competitividade no mercado.

Com uma visão pioneira, Rino vai nos falar sobre um tema que está revolucionando as viagens: o Stopover. Além disso, ele vai compartilhar como a Rino  & Partners conecta áreas como marketing, finanças e tecnologia para otimizar resultados e implementar estratégias de inovação.

O jornalista Luiz Maggio conduziu essa conversa cheia de insights e histórias inspiradoras.


Entrevista com Rino Ferrari Filho, Presidente do Conselho da Rino & Partners

1. Rino, qual é a importância do conceito de Stopover para o turismo em São Paulo, e como ele pode beneficiar o estado?

Stopover é a maneira mais inteligente e econômica de o viajante com escala nos 3 principais aeroportos do estado visitar o Estado de São Paulo sem custo adicional no bilhete aéreo. O tempo permitido era de até 3 dias, mas recentemente, um novo acordo do governo do estado com as companhias aéreas ampliou esse tempo para até5 dias. A importância é um aumento no fluxo de turistas não previstos para o estado, com o benefício que é uma forma nova de aumentar a receita turística do estado.


2. Quais são os principais atrativos de São Paulo que podem serdestacados para os turistas que optam por um Stopover na cidade?

Primeiro vamos situar como ocorre o Stopover no estado de SP. Ele é disponibilizado para os viajantes tanto de ida quanto de volta, que fazem escalas nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos. Assim sendo, para otimizar o tempo deles, recomenda-se visitar os pontos turísticos mais próximos de cada um desses aeroportos. Que são muitos, porque São Paulo é o estado com a maior diversidade de atrações turísticas do país. Muito mais do ques e possa imaginar. São lugares inusitados, praias, natureza, cultura, gastronomia, aventura, enfim, um estado que é pura atração. Nesse sentido, para quem chega em Congonhas, além da Capital, é muito prático conhecer o Guarujá, Santos, Parelheiros, Boituva etc. Chegando em Guarulhos, é mais cômodo visitar o Vale do Ribeira, olitoral norte, Campos do Jordão, Aparecida etc. E por Viracopos, tem

Campinas e todas as belas cidades da região metropolitana, Serra Azul, Holambra, Brotas, o roteiro dos vinhos de São Roque etc. Preparei até um mapa ilustrativo dessa distribuição.

 

3. Como o setor de turismo em São Paulo pode se preparar parareceber e encantar os visitantes que fazem Stopover na cidade?

O setor de turismo de São Paulo é muito profissional e estruturado, recebe o maior contingente de turistas do país, seja turismo de negócios, lazer, ou ambos, já que quem chega a negócio também desfruta do lazer. Encantar esses turistas os agentes sabem muito bem como fazer. O mesmo acontece com aqueles provenientes do Stopover. O que precisa é promover o conceito de Stopover que ainda é muito recente, para oferecerem a excelente oportunidade, afim de que os viajantes cada vez mais se habituem a usufruir dela.

4. Você pode compartilhar exemplos de iniciativas ou parcerias quetêm impulsionado o Stopover em São Paulo?

Sem dúvida. Aqui cabe destacar a parceria entre a ABEAR –Associação Brasileira das Empresas Aéreas e o Visite São Paulo Convention Bureau que têm desenvolvido esforços importantes de comunicação com campanhas em mídias dirigidas tanto ao consumidor final como ao trade turístico. Um exemplo recente dissofoi uma ação com a Bandnews TV e Rádio Bandnews FM, com 8programas especiais da série Partiu Bandnews sobre Stopover em São Paulo, apresentados pelo André Coutinho. Nesses programas, inclusive foi dado destaque aos destinos mais adequados a partir dos respectivos aeroportos.

 

5. Quais são os maiores desafios para promover o Stopover em São Paulo, e como superá-los?

Acredito que o maior desafio é a criatividade em mídia, com ações de impacto que multipliquem os efeitos do investimento feito pela

parceria ABEAR e Visite São Paulo Convention Bureau. E isso tem sido feito com ações diferenciadas como o Partiu Bandnews que mencionei na resposta anterior.

6. Como você vê o futuro do Stopover em São Paulo, especialmente em um cenário pós-pandemia?

Vejo um futuro muito promissor para o Stopover. Agora que o fluxo aéreo já superou a situação pré-pandemia, o Stopover só tende acrescer. Como eu disse antes, ele precisa de muita divulgação paraque os viajantes e os agentes de viagem incrementem a sua utilização.

7. Qual é a sua mensagem para os turistas que estão considerando fazer um Stopover em São Paulo?

Você quer saber como deixar sua próxima viagem ainda mais inesquecível? É fácil, planeje um stopover em São Paulo para descobrir um Estado que é muito mais do que você imagina. São Paulo tem a maior quantidade e diversidade de atrações. Tem mar, montanha, campo, festas temáticas, museus, teatros, salas de espetáculos, espaços de eventos, esportes, paraquedismo, canoagem, gastronomia, compras etc., enfim, tem atrações para todos os gostos e bolsos.

 

Atenciosamente,



Luiz Maggio.’. Jornalista MTB 62420 Jornal Digital ClickUS www.clickus.com.br
Conselheiro de Turismo do Estado de SP – CONTURESP
Conselheiro de Turismo do Município de SP – COMTUR
Vice-Presidente da ABRAJET SP
WhatsApp: +55 (11) 98270-1536


Sobre o Jornal Digital ClickUS

O ClickUS Jornal Digital, acontecimentos mundiais é um veículo digital dedicado a promover o turismo, a cultura e os negócios no Brasil e no exterior. Com uma abordagem dinâmica e informativa, o jornal busca destacar as principais iniciativas e personalidades que contribuem para o desenvolvimento do setor.

Aguardo seus comentários e contribuições para enriquecer esta entrevista!

Atenciosamente, Luiz Maggio – EDITOR

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