top of page
  • Abrajet SP

Conheça os semifinalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024

Crédito: MTur Destinos


A 12ª edição da premiação recebeu quase 2.500 visualizações, que resultaram em 83 inscrições válidas e concluídas, vindas de todas as cinco regiões do país  

Já foram anunciadas as 43 iniciativas classificadas para a próxima fase do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024, uma das mais importantes premiações do turismo. Com o apoio do Ministério do Turismo, a premiação incentiva, identifica e dá visibilidade às iniciativas que se destacam como tendo as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional. A cerimônia que revelará os vencedores está marcada para o dia 9 de novembro, em Gramado (RS), durante a Festuris. 

Os cases que avançaram na premiação fazem parte dos grupos: Operadoras Braztoa, Parceiros de Negócios e Parceiros Institucionais e estão entre os 83 inscritos. A partir de agora, passarão para a segunda fase de avaliação. Todas as iniciativas inscritas foram submetidas a um processo de verificação de elegibilidade, relevância e aderência aos critérios do Prêmio. Entre os classificados, 24 são da categoria Experiência/Produto e 19, de Gestão/Governança. 

Confira a lista de semifinalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade (por ordem alfabética) neste link


HISTÓRICO – A 12ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade recebeu quase 2.500 visualizações, um número expressivo que resultou em 83 inscrições válidas e concluídas, vindas de 18 diferentes estados brasileiros, abrangendo todas as cinco regiões do país. São Paulo foi o estado com o maior número de iniciativas inscritas, seguido pelo Paraná, Ceará e Santa Catarina juntas em terceiro lugar e Rio de Janeiro e Pará no quarto e quinto lugar, respectivamente. 

Mais da metade das inscrições foram voltadas para experiências e produtos sustentáveis, o que inclui práticas que promovem o turismo responsável e a implementação de soluções inovadoras que proporcionam experiências únicas aos turistas. As iniciativas respeitam, preservem e valorizem os recursos naturais, culturais e comunidades locais dentro da cadeia turística. As demais inscrições focaram na gestão e governança sustentável, abordando a implementação de políticas e práticas administrativas que visam a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa. 

Além disso, foi observado que 64% dos inscritos são Parceiros de Negócios, ou seja, empresas do setor ligadas ao turismo, como operadoras, agências de viagem, hotéis, e outros prestadores de serviços turísticos. Isso demonstra um forte engajamento do setor privado em adotar práticas sustentáveis. Já os outros 36% são Parceiros Institucionais, incluindo governos, entidades e organizações do terceiro setor. Esse dado reforça a importância da colaboração entre diferentes setores para alcançar os objetivos de sustentabilidade. 


Esses resultados mostram um panorama positivo e encorajador sobre o comprometimento de diversos atores do turismo brasileiro com a sustentabilidade. A diversidade geográfica, a variedade de enfoques das iniciativas e a participação de diferentes tipos de parceiros são elementos que enriquecem a competição e trazem múltiplas perspectivas e soluções inovadoras para os desafios ambientais e sociais do setor. 

SOBRE O PRÊMIO – O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade foi a primeira premiação no mundo a receber a chancela da Organização Mundial do Turismo (OMT), e segue contando com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do Ministério do Turismo. 

A premiação chega à sua 12ª edição acumulando mais de 100 ações reconhecidas e quase mil inscritas de todas as regiões do Brasil. Em 2024, serão consagradas até 10 iniciativas que atendam aos requisitos estabelecidos, além das possibilidades de “Menção Honrosa” e “Destaque”.

6 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page