ABAV Nacional -Nota de repúdio à veiculação da matéria “Maioria dos brasileiros dispensa agências para viajar”
- Abrajet SP
- 27 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Prezado associado,
Estivemos ontem o dia todo em contato com a chefia de reportagem da TV Bandeirantes, e seguimos pleiteando espaço de resposta à matéria intitulada “Maioria dos brasileiros dispensa agências para viajar”, veiculada no último sábado (24/8) pelo Jornal da Band e replicada nesta segunda-feira (26/8) pelo UOL.
Em contato com a assessoria de imprensa da ABIH-RJ, a informação que nos foi passada é de que o dado utilizado não foi validado pela entidade. Consultamos igualmente a ABIH Nacional e o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), que da mesma forma negaram a existência de qualquer pesquisa ou indicativo que direcione ou valide o teor da matéria.
A emissora erra não apenas ao não buscar dados oficiais, como também ao abordar o assunto do agenciamento de viagens, de forma unilateral, sem a participação de porta-vozes das entidades de classe. Repudiamos a disseminação de informações veiculadas sem embasamento e fontes fidedignas.
Falando em nome das 2,2 mil associadas em todo o Brasil, a ABAV tem reiteradamente divulgado que as agências de viagens respondem por cerca de 80% de todas as vendas do setor de viagens no Brasil, distribuídas entre pacotes turísticos (90%), passagens aéreas internacionais (85%), passagens aéreas nacionais (70%), cruzeiros marítimos (75%), hotéis (60%), e locação de veículos (28%). Dados confirmados na apuração do Anuário Braztoa divulgado em março deste ano, com base na movimentação de 2018.
Não procede, portanto, a informação de que “a maioria dos brasileiros dispensa agências para viajar”, como indica a matéria. Muito ao contrário disso, o cenário aponta para uma necessidade cada vez maior da intermediação de uma agência de viagens, na medida em que diante da pretensa facilidade e rapidez da internet e seus múltiplos canais de informação, a consulta de um profissional capacitado ainda faz toda a diferença na experiência de viagem dos consumidores.
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